12 de nov. de 2010

Drácula

Bram Stoker
Talvez inspirada em Crepúsculo ou na vinda do Robsten pro Brasil ou simplesmente por ser um clássico, eu comecei a ler Drácula. Enfim, eu fui feliz e saltitante na biblioteca pública da minha cidade e pedi o livro de Bram Stoker. A bibliotecária (não faço a mínima idéia de qual é o nome dela) foi procurar numa das prateleiras que possuem os livros mais antigos. Ela voltou trazendo um livro cuja capa era verde clara e não tinha absolutamente nada escrito, somente na lombada (lateral do livro que envolve a costura) estava escrito o nome do livro, do autor e editora, porém de uma forma gasta. Exatamente em cima foi colocado cuidadosamente durex (o que me leva a crer que a capa original do livro saiu e improvisaram outra de uma forma um tanto precária). As páginas do livro, mesmo sendo grossas, estão gastas e amareladas, portanto é preciso cuidado quando for virar as primeiras páginas já que estão quase soltas. E ainda nem comentei do cheiro de poeira.  A última pessoa que leu esse livro foi em Janeiro, mas eu esqueci de ver o ano. Esquecendo esses detalhes: estou gostando bastante da leitura desse livro, principalmente as partes de suspense - Drácula é um vampiro de verdade da ficção e não uma moda distorcida Edward purpurina.

O Drácula é inspirado numa pessoa real, o Conde Vlad Tepes III, que viveu na região da Transilvânia e foi príncipe da Valáquia por três vezes. Seu sobrenome romeno 'Drácula' significa "filho do dragão" que veio de seu pai, Vlad II, que pertencia a Ordem do Dragão e era chamado de 'Dracul' que significa "Dragão" ou "Diabo" no romeno atual. Quando Conde Vlad Tepes III chegou ao poder recebeu o apelido de 'O Empalador' por ser cruel e sanguinário com seus inimigos e muitas vezes com seus súditos. Suas atrocidades foram inspiração para o Conde Drácula.
Filme Drácula 1992

Diz-se que o Conde Vlad gostava de jantar ouvindo o gemido de suas vítimas empaladas agonizando. Diz-se também que quando os arqueólogos escavaram o seu túmulo anos depois de sua morte, não encontraram nada exceto ossos de animais. O que fez com que as pessoas ficassem pensando 'Estaria ele vivo?'

Se você quiser saber o que é empalar (a técnica usada por Vlad para torturar e matar suas vítimas) clique aqui (Wikipédia) - sem fotos ok? Só posso dizer que é muito mórbido.

Nenhum comentário: